quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Chevrolet Celta deve ganhar (outro) sucessor


O atual Chevrolet Celta.
A General Motors tem preparado, com parte do pacote de investimento de 6,5 bilhões de reais anunciados recentemente, o sucessor do Celta. A ideia da marca não é trazer um carro de entrada europeu ou coreano e sim usar o Onix como base para o modelo, que seria uma espécie de mini-Onix.

O novo modelo deve ser feito em Gravataí-RS, onde o modelo Celta é produzido. Contudo, como está fábrica está cada vez mais lotada devido às altas vendas de Onix e Prisma, é possível que o novo carro de entrada da Chevrolet seja feito no ABC paulista

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Após queda de preços, Gol volta a ser o carro mais vendido

A atual versão do Gol.
O Volkswagen Gol tem sido vendido com descontos neste fim de ano. A estratégia deu certo e na primeira quinzena de Dezembro o modelo liderou as venda.

A montadora alemã está correndo atrás para concertar o erro de lançar o up!, e agiu bem ao realizar descontos no Volkswagen Gol, pois caso este obtenha menos vendas do que o Fiat Palio na somatória do ano 2014, não poderá mais ostentar uma posição que detêm desde os anos 80 e por si só é um ótimo marketing:  a liderança de mercado,

sábado, 13 de dezembro de 2014

Cobalt perde versão básica e se torna o definitivo sucessor do Astra

Chevrolet Cobalt
Na época do lançamento do Chevrolet Cobalt este blog, através do meu conhecimentos de  mercado, antecipou que o modelo iria substituir o Astra Sedã. Contudo, a Chevrolet na época insistiu que o veículo viria para o lugar do Corsa Sedã.

O que aqui havia sido apontado, hoje se concretiza como realidade: O Cobalt agora parte de 49 mil reais, preço muito proxímo aos 49 mil cobrados pelo astra sedã quando este saiu de linha, e um acréscimo de 30% em relação ao preço do Corsa Sedã quando este saiu de linha. Os planos da GM acabaram por não ocorrer, já que é o mercado, através da lei da oferta e da procura, que dita o posicionamento de cada modelo, e não a montadora.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Mudanças na linha Ford

A Ford confirmou para 2015 a apresentação de 8 novos modelos para o mercado brasileiro, e junto com isto, aplicação de investimentos importantes no mercado nacional.

Já confirmado
O Ford Focus deve passar por um face-lit no próximo ano, isto porque a Ford tem dado bastante atenção ao seu carro médio e busca mantê-lo alinhado com as versões globais, que recentemente passaram por ''plásticas''.

Perigo
A Ford deverá gerar muito trabalho em sua fábrica na Argentina, isto porque todos os modelos produzidos lá poderão passar por mudanças, o que é preocupante para os donos das atuais versões e o que indica não ser este o melhor momento para a compra do veículo.

Os novos
Além da mudança de visual pelas quais as duas carrocerias do Focus devem passar, comenta-se que a Ranger também deverá passar por um face-lit. 

Nova geração
O Ford Mustang é cotado para voltar ao Brasil, em nova geração e, claro, rivalizando com o Camaro. Viria importado da América do Norte

Nova Geração II
E não é só o Mustang: uma leva do Ford Edge também pode começar a chegar no Brasil em uma nova geração. Neste caso, a atual versão, que até agora permanece no mercado, deve sair de linha.

Outras Novidades
Apresentei até agora cinco das hipóteses de mudanças, em modelos da Ford, que tem mais chances de se realizarem.
Outras possíveis mudanças, nem tão prováveis, são: a nacionalização do New Fiesta Sedã,  uma nova geração de Courier - ou Pampa - desta vez baseada no EcoSport, modelo que também é cotado para uma plástica, a importação da minivam Ford S-MAX ou até mesmo a vinda do Ford Kuga para rivalizar com Hyundai IX35, Honda CR-V e Toyota RAV4.


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

SpaceFox passa por plástica

SpaceFox ficará assim depois das mudanças no visual
A perua SpaceFox estava ficando com uma aparência muito cansada, ainda bem que a equipe que cuida de seu visual já agendou uma plástica para 2015. Mais jovem e bonita, a Station Wagon pode até cobrar mais caro por sua presença nas garagens. A irmã mais nova, Space Cross, também deve passar pelo processo.

As atuais versões da SpaceFox e da Space Cross devem ser descontinuadas e quem comprar, infelizmente, ficará com um carro com um visual fora de linha.

imagem: lavoz.com.ar

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Carro argentino tem forte chace de sair de linha em 2015.



Os carros argentinos costumavam ser uma boa opção de compra, entretanto, esta nação tem enfrentado uma crise forte, que só vem sendo agravada com os estranhos estímulos econômicos - quase sanções - feitos pela presidenta do país, Cristina Kirchner.

Para se ter uma noção, só neste ano cerca de um sétimo dos carros argentinos importados para cá saiu de linha, metade deles por falta de capacidade de produção, já que Cristina criou um limite de doláres enviados ao exterior que todas as montadoras tiveram que cumprir e com isso peças que vinham do Brasil e outras nações passaram a faltar. Hoje, há chances do governo de nosso país vizinho criar outras medidas igualmente radicais e voltar a prejudicar a produção.

Dos carros vindo da terra do tango, até mesmo modelos que acabaram de serem renovados correm risco de deixarem o mercado brasileiro, aliás, isso aconteceu recentemente com o Agile. O Focus é umas das poucas compras seguras entre os modelos produzidos exclusivamente na Argentina, pois Ford gastou milhões para vê-lo na atual posição que ocupa no mercado e na cabeça do consumidor e não abriria mão disto (nem se fosse necessário produzi-lo em outra fábrica, no ABC ou em Camaçari).

Em tempo:A Volkswagen afirma ter poucas unidades disponíveis de suas peruas produzidas na argentinas, SpaceFox e SpaceCross, isso porque elas devem passar por um face-lit em breve.

Imagem do site:carplace

up! nacional: Um erro da Volkswagen do Brasil

                             
É notável que o Gol ficou ultrapassado perto do up!
A Volkswagen recentemente lançou no Brasil seu novo carro mundial, o up!,  que apesar de estar em alinhamento com a Europa e ter diversas qualidades, tornou-se o maior equívoco da filial da montadora alemã nos últimos 20 anos em terras brasileiras. Não por estar vendendo pouco, pelo contrário, ele está vendendo relativamente bem. O problema é que desde o lançamento do pequeno veículo, as vendas do Gol despencaram e não foram todas repassadas para outros modelos da montadora, que inclusive perdeu a vice-liderança para a Chevrolet.
Grande parte dos antigos compradores do Gol optavam por ele devido a sua fama de ‘‘use sem dó’’ – que já foi até slogan de diversas campanhas publicitárias – e pelo modelo possuir um design com ares modernos. A chegada do ‘‘up!’’ deixou o desenho do Gol ultrapassado e afastou os consumidores que o compravam por suas linhas, entretanto, estes não migraram para o novo modelo, pois além de ele não ter a fama de indestrutibilidade, é também classificado por muitos como ‘‘o carrinho da Barbie’’, repelindo compradores que viam no carro que é líder a mais de vinte anos não só um carro com um desenho interessante, mas também um carro valente e que não deixa um homem que o dirige com a cara de que esta dirigindo o carro da esposa.
E o Gol não foi o único carro ofuscado pelas linhas modernas do up! o Voyage também ficou com ares ultrapassados diante do pequeno volks, que evidentemente não conseguirá vender para o público que deseja um carro com amplo porta-malas, pois conta com somente 221 litros de espaço para bagagens. 
Voyage: Outro carro que ficou com ares muito ultrapassados perto do up!

É notável que em Outubro do ano passado, quando o up! ainda não havia sido lançado, o Volkswagen Gol tinha vendas de 21.722, valor superior às 18.896 vendas que up! e Gol venderam juntos em Outubro deste ano. Uma queda que não condiz com o mercado, pois no mesmo período os dois hatchs básicos da Fiat, Palio e Uno, tiveram juntos uma ligeira subida nas vendas, de 27.726 unidades vendidas para 27.814 em Outubro deste ano. A mesma situação aconteceu na Chevrolet, cujo os dois hatch básicos  - Celta e Onix - também tiveram uma leve subida, de 17349 vendas no 10º mês do ano passado foram à 17.435 unidades vendidas no último mês. Não citarei as vendas da Ford, pois os já antigos Ka e Fiesta roCam deram lugar ao novo Ka, bem mais moderno e que tem mais chances de vender bem.

Já as vendas do Voyage tiveram queda em cerca de 30%: os emplacamentos mensais do sedã, que em Outubro de 2013 eram de 9710 carros, no mesmo período de 2014  só registraram 6450 unidades emplacadas.

Como consequência de sua atitude impensada, a Volkswagen teve que engolir a perda da vice liderança entre as marcas de carro no Brasil, posto que agora é da Chevrolet, sendo que o Gol perdeu a liderança dos emplacamentos de automóveis -  que ocupava há 26 anos - para o Fiat Palio.

 De acordo com a Fenabrave:
 "Na América do Sul, onde o Brasil sozinho tem representação de 80%, as vendas da Volkswagen diminuíram 18,5% na comparação com o mesmo período janeiro-outubro de 2013 (547,7 mil ante 672,4 mil). Afetando diretamente as vendas da marca em nível mundial."

Imagens coletadas do site da Volkswagen.
Todos os dados de vendas tirados a partir do que divulgado pela Fenabrave.