quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

up! nacional: Um erro da Volkswagen do Brasil

                             
É notável que o Gol ficou ultrapassado perto do up!
A Volkswagen recentemente lançou no Brasil seu novo carro mundial, o up!,  que apesar de estar em alinhamento com a Europa e ter diversas qualidades, tornou-se o maior equívoco da filial da montadora alemã nos últimos 20 anos em terras brasileiras. Não por estar vendendo pouco, pelo contrário, ele está vendendo relativamente bem. O problema é que desde o lançamento do pequeno veículo, as vendas do Gol despencaram e não foram todas repassadas para outros modelos da montadora, que inclusive perdeu a vice-liderança para a Chevrolet.
Grande parte dos antigos compradores do Gol optavam por ele devido a sua fama de ‘‘use sem dó’’ – que já foi até slogan de diversas campanhas publicitárias – e pelo modelo possuir um design com ares modernos. A chegada do ‘‘up!’’ deixou o desenho do Gol ultrapassado e afastou os consumidores que o compravam por suas linhas, entretanto, estes não migraram para o novo modelo, pois além de ele não ter a fama de indestrutibilidade, é também classificado por muitos como ‘‘o carrinho da Barbie’’, repelindo compradores que viam no carro que é líder a mais de vinte anos não só um carro com um desenho interessante, mas também um carro valente e que não deixa um homem que o dirige com a cara de que esta dirigindo o carro da esposa.
E o Gol não foi o único carro ofuscado pelas linhas modernas do up! o Voyage também ficou com ares ultrapassados diante do pequeno volks, que evidentemente não conseguirá vender para o público que deseja um carro com amplo porta-malas, pois conta com somente 221 litros de espaço para bagagens. 
Voyage: Outro carro que ficou com ares muito ultrapassados perto do up!

É notável que em Outubro do ano passado, quando o up! ainda não havia sido lançado, o Volkswagen Gol tinha vendas de 21.722, valor superior às 18.896 vendas que up! e Gol venderam juntos em Outubro deste ano. Uma queda que não condiz com o mercado, pois no mesmo período os dois hatchs básicos da Fiat, Palio e Uno, tiveram juntos uma ligeira subida nas vendas, de 27.726 unidades vendidas para 27.814 em Outubro deste ano. A mesma situação aconteceu na Chevrolet, cujo os dois hatch básicos  - Celta e Onix - também tiveram uma leve subida, de 17349 vendas no 10º mês do ano passado foram à 17.435 unidades vendidas no último mês. Não citarei as vendas da Ford, pois os já antigos Ka e Fiesta roCam deram lugar ao novo Ka, bem mais moderno e que tem mais chances de vender bem.

Já as vendas do Voyage tiveram queda em cerca de 30%: os emplacamentos mensais do sedã, que em Outubro de 2013 eram de 9710 carros, no mesmo período de 2014  só registraram 6450 unidades emplacadas.

Como consequência de sua atitude impensada, a Volkswagen teve que engolir a perda da vice liderança entre as marcas de carro no Brasil, posto que agora é da Chevrolet, sendo que o Gol perdeu a liderança dos emplacamentos de automóveis -  que ocupava há 26 anos - para o Fiat Palio.

 De acordo com a Fenabrave:
 "Na América do Sul, onde o Brasil sozinho tem representação de 80%, as vendas da Volkswagen diminuíram 18,5% na comparação com o mesmo período janeiro-outubro de 2013 (547,7 mil ante 672,4 mil). Afetando diretamente as vendas da marca em nível mundial."

Imagens coletadas do site da Volkswagen.
Todos os dados de vendas tirados a partir do que divulgado pela Fenabrave.

Um comentário:

  1. Obrigada, você não imagina o quanto esta informação me ajudou a decidir sobre a compra de meu carrinho novo. Parabéns!! Espero que você retome o seu blog.

    ResponderExcluir