É notável que o Gol ficou ultrapassado perto do up! |
Grande
parte dos antigos compradores do Gol optavam por ele devido a sua fama de ‘‘use sem dó’’ – que já foi até slogan de
diversas campanhas publicitárias – e pelo modelo possuir um design com ares
modernos. A chegada do ‘‘up!’’ deixou o desenho do Gol ultrapassado e afastou
os consumidores que o compravam por suas linhas, entretanto, estes não migraram
para o novo modelo, pois além de ele não ter a fama de indestrutibilidade, é
também classificado por muitos como ‘‘o carrinho da Barbie’’, repelindo compradores que viam no carro que é líder a mais de vinte anos não só um carro com um desenho interessante, mas também um carro valente e que não deixa um homem que o dirige com a cara de que esta dirigindo o carro da esposa.
E o Gol não foi o único carro ofuscado pelas linhas modernas do up! o Voyage também ficou com ares ultrapassados diante do pequeno volks, que evidentemente não conseguirá vender para o público que deseja um carro com amplo porta-malas, pois conta com somente 221 litros de espaço para bagagens.
Voyage: Outro carro que ficou com ares muito ultrapassados perto do up! |
É notável que em Outubro do ano passado, quando o up! ainda não havia sido lançado, o Volkswagen Gol tinha vendas de 21.722, valor superior às 18.896 vendas que up! e Gol venderam juntos em Outubro deste ano. Uma queda que não condiz com o mercado, pois no mesmo período os dois hatchs básicos da Fiat, Palio e Uno, tiveram juntos uma ligeira subida nas vendas, de 27.726 unidades vendidas para 27.814 em Outubro deste ano. A mesma situação aconteceu na Chevrolet, cujo os dois hatch básicos - Celta e Onix - também tiveram uma leve subida, de 17349 vendas no 10º mês do ano passado foram à 17.435 unidades vendidas no último mês. Não citarei as vendas da Ford, pois os já antigos Ka e Fiesta roCam deram lugar ao novo Ka, bem mais moderno e que tem mais chances de vender bem.
Já as vendas do Voyage tiveram queda em cerca de 30%: os emplacamentos mensais do sedã, que em Outubro de 2013 eram de 9710 carros, no mesmo período de 2014 só registraram 6450 unidades emplacadas.
Já as vendas do Voyage tiveram queda em cerca de 30%: os emplacamentos mensais do sedã, que em Outubro de 2013 eram de 9710 carros, no mesmo período de 2014 só registraram 6450 unidades emplacadas.
Como consequência de sua atitude impensada, a Volkswagen teve que engolir a perda da vice liderança entre as marcas de carro no Brasil, posto que agora é da Chevrolet, sendo que o Gol perdeu a liderança dos emplacamentos de automóveis - que ocupava há 26 anos - para o Fiat Palio.
De acordo com a Fenabrave:
"Na América do Sul, onde o Brasil sozinho tem representação de 80%, as vendas da Volkswagen diminuíram 18,5% na comparação com o mesmo período janeiro-outubro de 2013 (547,7 mil ante 672,4 mil). Afetando diretamente as vendas da marca em nível mundial."
Imagens coletadas do site da Volkswagen.
Todos os dados de vendas tirados a partir do que divulgado pela Fenabrave.
Obrigada, você não imagina o quanto esta informação me ajudou a decidir sobre a compra de meu carrinho novo. Parabéns!! Espero que você retome o seu blog.
ResponderExcluir